elementhare@elementhare.com.br  |    71 3498-1540  |    71 98418-7997

 

  •  

Imprensa

Refresque sua saúde no Verão

05Mai
2014

Sol, calor, mar, dias mais longos e agitação à noite. Chegou o verão, e com ele, o que podemos fazer para obter uma pele linda e um corpo saudável e em forma?
Quase todo mundo já ouviu falar sobre a importância de proteger a pele dos estragos causados pelo sol, para isso nada melhor que protetores solares com UVA e UVB, os infantis são excelentes para aqueles que se expõem por mais tempo tipo surfistas, ciclistas, corredores que praticam Kite Surf, nesse caso os resistentes a água são os mais indicados e todos os que praticam esporte ao ar livre.
Reaplicar o filtro solar de uma em uma hora é muito importante durante a exposição ao sol ou quando for banhar-se.

Além disso, é necessária uma nova adaptação do cardápio já que nessa estação do ano acumulamos mais “gordurinhas”, devido a queda de temperatura do corpo para manter o metabolismo.
Incluir os alimentos antioxidantes como tomates, melancia, peixe e uva, que deixam a pele mais saudável e livre de melasmas (manchas), devido a redução da ação maléfica dos radicais livres.

Dia de Luz, pode ser iniciado com um sumo extraído com hortaliças e frutas para oferecer ao corpo vitaminas e minerais.
Uma boa opção é centrifugar e tomar em jejum pela manhã; ½ cenoura, ½ maça vermelha, ½ pepino japonês com casca, 01 pedaço pequeno de gengibre, 10 uvas roxas, 01 colher de sopa de hortelã e 01 laranja.
Outra opção é ter porções generosas de frutas associadas a 02 castanhas do Pará, que previne celulite e estabiliza o açúcar no sangue.

Pensar em beber água sempre, a sede já é um sinal de desidratação então antes de sentir sede, ofereça água ao seu corpo.
Evite alimentos de difícil digestão, tais como frituras, gordura, excesso de carboidrato refinado, carnes gordas ou misturas pesadas como queijo com carne.
Tenha cuidado com as condições higiênicas na compra de produtos, principalmente vendedores ambulantes, é importante observar a temperatura, aparência e cheiro para evitar intoxicação alimentar.
Atenção com as crianças e idosos, elas precisam de maior hidratação. Vômitos ou diarreias podem ser sinais de desidratação.
Dê preferência aos picolés de frutas para as crianças, há alimentos que contem água e hidratam como melancia, sopas frias, hortaliças e verduras devem ser oferecidos sempre.

Nas refeições fora de casa abuse das saladas e grelhados, evite molhos cremosos, maionese, creme de leite. Tempere a salada com azeite, vinagre balsâmico e pouco sal para evitar retenção de líquidos.

Fracione as refeições para garantir melhor digestão de 5 a 6 por dia.

Prefira carboidratos complexos como batata doce, mandioquinha, aipim e inhame, que são eficazes para ganhar massa muscular. Associe a proteínas para retroalimentar a musculatura como peixe, iogurte e queijo branco, no caso de intolerância a lactose opte por tofu.

Para ter disposição para ir às festas e baladas, faça refeições leves, como salmão com salada e batata doce.

Cuidado com os alimentos industrializados, pois a maioria são ricos em Na (sódio) que aumenta a retenção de legumes e o consequente edema.

Lembrar-se do índice glicêmico dos alimentos, ou seja, a capacidade que eles tem de se transformarem em açúcar, acumulando peso, engordando. Ex.: substituir os sucos de manga, laranja e mamão pelos sucos de maracujá, kiwi e morango.

Aproveite o verão para escolher uma atividade física ao ar livre com bicicletas, natação, corrida, surf, kite surf, caminhada e outros que ajudam a afinar a silueta. Porém como no verão o corpo perde mais liquido a hidratação do esportista deve ser dobrada. E se a sudorese for muito grande como ocorre pós corrida, será importante repor os eletrólitos, vitaminas e minerais, para isso a água de coco é uma ótima pedida. Além disso 200 ml a cada 30 mts de atividade física para evitar o stress muscular.
A prática do esporte em jejum ou por longos períodos sem se alimentar pode ser perigoso. Além de utilizar a musculatura e dificultar o emagrecimento pode levar a queda de açúcar e desmaios. Recomenda-se lanches pré e pós treino.

Prefira:
Sucos a Refrigerantes;
Sucos de frutas a Polpa;
Salada de frutas a Doce.