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Congressos

ACSM San Diego – Nutrologia Esportiva

O congresso de Medicina Esportiva realizado de 26 a 30 de maio em San Diego – EUA, abordou novos caminhos em relação à importância da introdução de esportes na saúde dos sedentários.

Em seguida, alguns tópicos de aprendizado que estamos compartilhando:

A atividade física reduz as comorbidades, sendo necessária para aqueles que desejam uma vida longeva e saudável.
A ciência esportiva deve ser individualizada levando em consideração idade, sexo, intensidade, tipo do exercício e tempo de atividade, associando a uma nutrição especifica antes, durante e depois do treino.
Precisamos estar atentos a epidemia da inatividade associado a epidemia da obesidade.
A atividade física realizada de forma regular reduz a massa gorda, melhora o controle glicêmico e a hipertensão e reduz a apneia.
A leucina é fundamental na formação de massa muscular, portanto inclua em sua alimentação: ovo e atum.
A escolha do tipo de proteína deve ser individualizado.
Treinos de resistência melhoram sintomas de fibromialgia (dor que ocorre nos tecidos fibroso e muscular de diferentes partes do corpo) em mulheres.
Os efeitos benéficos da Ioga foram comprovados no controle da hipertensão.
A LPA (lipoproteína A – tipo de gordura negativa) diminui os níveis com a realização de atividade física.
A natação tem um efeito fantástico em homens no controle do tratamento de hipertensão leve.
O aumento da força muscular diminui a resistência a insulina e como consequência diminui riscos de diabetes.
A quantidade de carboidrato ou proteína ou gordura positiva utilizada antes e depois do treino é diretamente dependente do peso, tempo de atividade e intensidade do treino.
As pessoas que praticam atividade física tem menor chance de ter depressão e sentir tristeza, elevam mais os pensamentos positivos.
Frutose associado a Glucose no pré treino aeróbico de ciclistas é extremamente importante no rendimento. Uma boa opção é suco de beterraba com laranja, rica em óxido nítrico e ajuda no desempenho do atleta.
Comprovado os benefícios da suplementação de L-glutamina e Resverastrol na célula respiratória (mitocôndria).
Está em estudo o uso do bicarbonato de sódio em alpinistas e maratonistas para diminuir acidez metabólica.
A nutrição e suplementação, se necessário deve ser feita também de acordo com o esporte, por exemplo, no surf há uma desidratação e um aeróbico de alta intensidade. Já na musculação há uma maior intensidade no treino sem tanta perda hidroeletrolítica (de líquidos e minerais).

O mais importante de tudo: exercite-se sempre, escolha seu esporte ou atividade física, dance, nade, corra, faça musculação ou ioga ou surf, se mova e mude para melhorar sua vida!

Dra. Sandra Gordilho


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